Quando alguns pós cristalinos são aquecidos a altas temperaturas eles formam uma mistura líquida que, se resfriada, vai a outra fase sólida - desta vez amorfa: estamos falando do VIDRO. O homem já sabe e explora este fenômeno há milênios; todavia, ainda não entendia completamente como o todo o processo ocorre, na escala atômica.
Em um artigo publicado recentemente no Journal of the American Ceramic Society, um grupo mostra o trabalho desenvolvido no maior síncrotron do planeta: o ESRF (veja vídeo sobre esta instalação aqui no fQ). Lá, fazendo uso do intenso fluxo de raio-X da linha ID5, o grupo conseguiu uma sequência de imagens com resolução sub-micrométrica, de todo o processo. A mistura usada era composta de grãos de areia, carbonato de sódio e carbonato de cálcio. O video abaixo mostra uma animação de algumas das imagens obtidas. O primeiro segmento do video mostra o empacotamento vertical dos grãos dos diferente materiais. Em seguida, o video exibe imagens feitas a mais de 1300K, onde vemos os grãos fundindo e formando misturas líquidas.
Fonte: http://falaquimica.com/index.php?option=com_content&view=article&id=99:hotpapersesrfvidro&catid=35:hotpapers&Itemid=66
Nenhum comentário:
Postar um comentário