sábado, 16 de junho de 2012

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA

É difícil apresentar uma definição rápida e simples para química. De modo simplista podemos dizer que ela é a Ciência Natural que visa o estudo das substâncias, da sua composição, da sua estrutura e das suas propriedades. Entre as propriedades das substâncias que mais interessam aos químicos está a tendência de elas tomarem parte, ou não em processos nos quais novas substâncias são formadas a partir de outras, processos denominados reações químicas.

A química é um ramo do conhecimento humano que visa compreender melhor alguns acontecimentos que ocorrem na natureza e ou laboratório, estudando-os de forma organizada de trabalho a qual denominamos de método científico.

Aprender química é se envolver num apaixonante estudo de substâncias ao nosso redor, de onde vem quais suas propriedades, que utilidades possuem, quais as vantagens e os problemas que eventualmente podem trazer a humanidade.

A química envolve uma linguagem própria

Assim como a música, computação a eletrônica todos tem sua linguagem à química também. Ao longo do curso de química você estará adquirindo conhecimento que lhe permitirá entender esta linguagem. Como por exemplo:


Em equação: C(Graf.) + O2 → CO2


Em palavras: Carbono grafite reage com gás oxigênio produzindo gás carbônico.


Uma partitura de música escrita por um compositor brasileiro, pode ser facilmente interpretada por um músico chinês, o mesmo acontece com a linguagem da química.


O caráter interdisciplinar da química

Muitas vezes na resolução de problemas práticos é necessário que ela atue em conjunto com outras ciências. Por esse motivo vemos a química aliada à várias outras ciências, como à Engenharia na descoberta de novos materiais; a medicina onde são descobertos anualmente centenas de novas substâncias que podem atuar como medicamentos e etc.


Da alquimia surge à química

Em 1957, o alemão Andreas Libavis publicou o livro Alchemia, no qual afirmava que alquimia tem por objetivo a separação de misturas em seus componentes e o estudo das propriedades desses componentes. Em 1961 o irlandês Robert Boyle publicou The Sceptical Chemist (O químico cético) cético significa desconfiado que só acreditava mediante provas, no qual atacava violentamente a concepção de aristotélica de quatro “elementos”. Esses dois livros são considerados, por alguns estudiosos, como o marco inicial da Química. Há outros estudiosos que acreditam a Antoine Lavoisier o mérito de ser o “pai” da química. Os trabalhos deste cientista francês realizado no século XVIII, deram à química bases sólidas. Mostra-se vazamentos de petróleo nos oceanos, que envenenam a flora e a fauna marinha. Divulga-se notícias sobre corantes, adoçantes, e outros aditivos que podem tornar os alimentos perigosos à nossa saúde. Comentam acerca de medicamentos com contra indicações muitos sérias, notifica-se explosões em fábricas de produtos químicos que causam mortes e intoxicam milhares de pessoas, comenta-se a cerca da possibilidade de haver guerras químicas utilizando produtos capazes de cegar, paralisar, ou sufocar as pessoas. Em fim, diz-se que a química está estragando o nosso ambiente do nosso planeta.


A química está presente em nossa vida diária?

Sim porque existem materiais químicos em nossos alimentos (o pão, o açúcar, legumes e leite), em nossas casas (tijolo, areia, cimento, madeira e o vidro), em nossas roupas (algodão, a lã, seda e o tergal), em nossos meios de locomoção (a gasolina ou álcool em nossos carros, óleo diesel em trens e caminhões) em nossa saúde (produtos de higiene, vacinas, vitaminas e medicamentos gerais), assim por diante. O próprio ser humano é um laboratório químico complexo, onde existe muitos materiais químicos em constante transformações.




Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAf3cAK/plano-aula-sobre-a-importancia-quimica

Nenhum comentário:

Postar um comentário